#BMBlog

#BMBlog

Slider

Qualquer empresa, independentemente do porte, precisa gerir suas receitas e despesas para se manter saudável, isso é fato.

Em momentos de crise, como o que estamos passando, nem se fala. Para estarmos um passo à frente, precisamos prever cenários futuros, analisar informações e realizar a tomada de decisão, hoje. Mas é importante avaliar os impactos futuros dessas decisões.

Essa tarefa pode ser facilitada quando você possui boa gestão de fluxo de caixa. E isso pode ser feito de inúmeras formas.

A questão é, que o cenário mais comum é ainda vermos empresas, inclusive de grande porte e com ERP’s complexos implementados, que ainda não conseguem visualizar esses dados de forma fácil. Os gestores normalmente geram inúmeros relatórios, exportam planilhas Excel daqui, importam dali, consolidam, validam, para só então poderem analisar os dados. Então, o que deveria ser básico, rápido, atualizável, muitas vezes torna-se complexo.

Por isso, resolvemos escrever esse artigo.

Vamos tentar simplificar?

1)     Você já possui um esboço da visão gerencial necessária para a sua empresa? Isso quer dizer, você pensou como deseja enxergar o seu fluxo, ou como o seu gestor pretende ter essa visão?

2)     Os dados que compõem as operações de recebimentos e pagamentos, estão no mesmo local (ERP, planilha, sistemas satélites)? Você já avaliou seu cenário?

3)     Previsões? Você possui um planejamento das suas vendas, dos seus investimentos e gastos? Por quanto tempo e de que forma consegue apurar esses dados?

Se sua empresa possui todos os passos acima, então está num bom caminho, agora é colocar a mão na massa e organizar todas as informações. Se não possui ou ainda não pensou a respeito, aproveite o momento de reflexão e o faça.

Decisões tomadas baseadas em informações, evidências, tem muito mais chance de gerarem bons resultados.

Não é tão complicado aderir às boas práticas de gestão, especialmente se os primeiros passos já foram dados: pensar a respeito; entender a importância de usar as informações a seu favor e não apenas para atender a normas e processos.

O momento de dar um passo à frente, de se reinventar, já chegou. É agora.

Se você precisar de um parceiro que acompanhe e apoie essa jornada, conte conosco. Temos a expertise necessária para entender o cenário da sua empresa e planejarmos juntos a solução ideal para o seu negócio.

LEIA NOSSOS OUTROS ARTIGOS

FALE CONOSCO

Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC

« AVISO LEGAL »

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.