#BMBlog

#BMBlog

Slider

Fazer o uso de ERPs na gestão de processos é a melhor forma de integrar as informações entre setores, centralizando e distribuindo informações de forma ágil e automatizada. Porém, muitas empresas ainda não usufruem de 100% das praticidades de um ERP.

Pensando nisso, vamos mostrar 5 dicas práticas de como melhorar a gestão da sua empresa com o ERP Protheus, um dos mais utilizados no Brasil. Acompanhe!

1. Conheça as reais necessidades da sua empresa

O primeiro passo, antes de contratar qualquer ferramenta, é conhecer as necessidades da sua empresa. A partir disso, é possível estabelecer quais setores precisam de melhorias e alternativas a serem tomadas.

Além disso, é necessário ficar atento ao funcionamento dos setores e como está sendo a relação com o ERP. Muitas vezes, apenas os módulos do ERP em si não sanam tudo o que o negócio precisa.

Portanto, é importante saber o que ainda falta para tornar a comunicação entre setores 100% eficaz. Para isso, o mais recomendado é buscar consultoria com uma empresa especializada no Protheus, como a BM Tec.

2. Use as informações para extrair resultados

Toda gestão eficiente tem muito estudo em métricas envolvido. É necessário saber quanto você está comprando e vendendo, índices de inadimplência, custos pela geração de novas vendas e clientes, o quanto você ainda pode investir e onde investir, entre vários outros dados relevantes.

Porém, extrair essas informações precisa ser simples. Os dados devem estar claros e de fácil acesso, afinal, eles serão utilizados para facilitar a visão do seu negócio, e não atrapalhar no cotidiano de quem irá extrair as informações.

Conte com o ERP para ter acesso à dados de todos os setores da empresa de forma facilitada, e se for preciso, integre ferramentas que auxiliam nesse processo. 

Anotar informações de forma manual, em blocos de papel ou similar, não é recomendado, pois torna o processo de unir informações mais demorado e suscetível a erros.

3. Identifique gargalos

A partir do que é extraído no Protheus, também é possível identificar gargalos, como por exemplo, entre a relação de estoque físico e ERP. 

Mantenha uma rotina de conferência das informações, afinal, isso é muito importante para que tudo esteja atualizado dentro do Protheus, a fim de não gerar problemas maiores com a comunicação entre setores.

4. Invista em treinamento

De nada adianta contar com todas as funcionalidades necessárias à sua empresa, se os colaboradores não conseguirem utilizar com eficiência. Não deixe de fazer treinamentos periódicos, e também com os novos colaboradores.

Tenha certeza de que toda a equipe está treinada e capacitada para exercer suas atividades com ERP, desta forma, há garantia de que as informações estão circulando corretamente dentro da organização.

5. Conte com uma consultoria especializada

Para ter total garantia de estar utilizando toda a capacidade do seu ERP Protheus, e otimizar em alto nível a gestão do seu negócio, o indicado é contar com uma consultoria especializada no Protheus, como é o caso da BM Tec, que tem mais de 17 anos de expertise na área.

Tendo a consultoria ideal para sua empresa, fica muito mais fácil e rápido identificar os problemas e buscar as soluções necessárias, ao contar com todo o suporte e treinamento de especialistas no assunto.

E quais são os reais benefícios de contratar uma empresa de Consultoria?

Você pode estar se perguntando, “eu não posso apenas planejar e agir por conta própria?”, bom, você pode, mas não é o recomendado. Muitas vezes há problemas na sua empresa que são difíceis de identificar, ou até mesmo não se tenha conhecimento de que alguns processos podem ser otimizados.

Há muitos benefícios em buscar por consultoria personalizada, afinal, o que funciona para a empresa de um amigo ou conhecido, pode não funcionar na sua. Conheça as principais vantagens de ter auxílio na hora de melhorar sua relação com os ERPs:

Segurança

A segurança deve estar sempre em primeiro lugar, e não é para menos: os dados e a integridade da sua empresa estão em jogo.

Especialistas em Protheus já conhecem as melhores práticas para lidar com todas as informações do ERP, e um leque de softwares integrados que podem auxiliar sua empresa sem expor à nenhum risco.

Exclusividade

Cada empresa tem suas particularidades, mesmo que o ramo de atuação seja o mesmo. Por isso, antes de fazer qualquer alteração no seu ERP ou contratar uma nova ferramenta, é preciso estar atento.

Uma das principais vantagens de contar com uma Consultoria, é que a sua empresa será vista e estudada profundamente, de modo a conseguir as melhores soluções, que se encaixam no perfil e nas necessidades reais da organização.

Assertividade

Procurar o melhor caminho para melhorar a relação da sua empresa com o ERP pode acarretar em várias tentativas e erros, que podem tomar um tempo precioso seu e de seus colaboradores, que poderiam ser melhor utilizados em atividades mais produtivas.

Ao contar com uma consultoria especialista e personalizada, o tempo gasto neste processo é reduzido de forma drástica, afinal, a partir de muita pesquisa e planejamento será possível direcionar de forma exata o que a sua empresa precisa.

Tecnologia

Ficar atento à todas as mudanças tecnológicas e melhores práticas pode ser complicado em uma rotina agitada, portanto, pode ser que muitos processos que ainda são feitos de forma manual na empresa já possam ser automatizados.

Usar a tecnologia para substituir rotinas repetitivas e estressantes reduz os riscos de erros e retrabalhos, e gera muito mais agilidade e segurança nos processos, fazendo assim toda a gestão da empresa ser otimizada.

A BM Tec, como empresa de consultoria em Protheus, sempre está atenta a novas tecnologias que podem ser implementadas ao ERP de seus clientes, levando melhoria em processos a partir de soluções inovadoras.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco para garantir o melhor uso do seu ERP Protheus, e assim levar a gestão de dados da sua organização à outro patamar.

LEIA NOSSOS OUTROS ARTIGOS

FALE CONOSCO

Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC

« AVISO LEGAL »

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.