#BMBlog

#BMBlog

Slider

ERP + BI: a importância de unir essas forças na sua empresa

Você é dono de uma pequena loja virtual. Todos os dias entram em seu negócio pedidos com dados de clientes, dados de entrega, separação de produtos, trocas, dúvidas. Pode parecer pouca coisa, mas no decorrer de 7 dias na semana, durante 24 horas por dia, qual será o volume de informação acumulada em planilhas e documentos? Será que o histórico disso tudo pode ser facilmente achado caso necessário?

Com esse cenário, vemos que não são apenas grandes empresas que necessitam de um software de gestão como os ERP’s. O acúmulo de dados pode ser muito benéfico se utilizado para retirada de relatórios e geração de insights. E quando falamos de geração de insights, precisamos pensar em métodos e ferramentas que nos possibilitem não apenas filtrar e categorizar, mas também, analisar cada um destes dados.

Por isso, você deve entender a importância de unir gestão e informação por meio de um sistema de ERP aliado ao BI. Confira!

 

Como um sistema de ERP pode ajudar minha empresa:

Enterprise Resource Planning (sigla em inglês) ou em tradução, Planejamento de Recursos Empresariais. Essa é a definição de ERP. Se você já pensou em contratar um software de gestão para sua empresa, saiba que o investimento te garante pontos cruciais para o bom fluxo dos seus processos:

  • Centralização de dados
  • Padronização de informações
  • Controle e registros automatizados
  • Prevenção de erros
  • Dados de auxílio à gestão e tomadas de decisão

 

Estes são apenas alguns pontos. Os softwares ERP mais completos contam com uma infinidade de customizações que se adaptam às necessidades do seu negócio. Num simples relatório de vendas, você pode extrair informações sobre região, ranking de vendedores, produtos mais procurados, mais vendidos, análise de estoque e por aí vai.

Dentro da possibilidade de automatizar um processo, geramos mais tempo para que os dados armazenados possam ser melhor analisados para futuras estratégias e decisões. Um fluxo organizado e integrado contribuirá para isso. Mas, será que apenas o ERP é capaz de trazer todas as possibilidades de insights disponíveis no seu precioso banco de dados? É aqui que entra a inteligência de negócio.

 

 

BI: a análise personalizada para geração de bons negócios

Já ouviu falar em Business Intelligence? Essa é a definição da sigla BI. Com a era da modernização, a captação de dados ficou muito facilitada: anúncios, conquista de leads, relatórios automatizados, são inúmeras possibilidades. Mas como sabemos, números e dados são coisas diferentes.

 

Quando a definição do conceito Business Intelligence foi criado pelo pesquisador da IBM Han Peter Luhn, ele apresenta o BI como uma visão “de” e “do” negócio. “Apreender as inter-relações dos fatos apresentados de forma a orientar a ação em direção a um objetivo desejado”. Isso significa, analisar de forma detalhada dados e fatos para que estes possam interferir nas tomadas de decisão futuras.

Para ser uma ferramenta útil e que gere dados que possam ser analisados de forma satisfatória, tenha em mente alguns pontos importantes na hora de fechar com um sistema:

  • Acesso aos dados de forma rápida
  • Acesso a informações desde as mais simples até as mais detalhadas
  • Relatórios e análises de forma simplificada, sem necessidade de programação específica para a pesquisa
  • Possibilidade de compartilhamento de insights em diversos formatos, tornando os dados mais democráticos de serem compreendidos em diversos setores da equipe.

 

Hoje nenhuma ferramenta de gestão consegue entregar 100% das respostas que alguns processos precisam. Por isso, contam com o BI para preencher lacunas que precisam de respostas, se apropriando de estratégias como o machine learning ou processos de pipeline para desenvolver ainda mais a análise e organização de dados.

 

Para desfrutar do que o BI pode oferecer, partimos de perguntas a serem respondidas. Estas respostas, geram outras perguntas, entrando em um nível de detalhamento ideal para traçar estratégias ou obter dados para mudanças de rota. Mas para manter um sistema de BI sempre ativo e gerando insights, você precisa ter uma base de geração de dados, que deve ser obtida por meio de um ERP, como falamos anteriormente.

 

 

O que seu negócio ganha unindo ERP + BI:

 Gestão estratégica de dados com análise de resultados e geração de insights. Parece o plano perfeito para o seu negócio, certo? E de fato é! Unindo a tecnologia que estas duas tecnologias apresentam, você ganha um processo que se destaca pela organização e pela geração de informação.

 

Dados não são nada se não forem analisados de maneira correta, e é isto que você ganha de forma personalizada cada vez que alimenta o Business Intelligence da sua empresa. Pense em todas as ocasiões onde o levantamento de dados que respondessem perguntas fez falta dentro da sua jornada de trabalho.

Por isso, construa sua base de dados, trace mecanismos, faça o registro de estatísticas e entenda, com a ajuda da tecnologia, quais dados são mais importantes dentro do seu mercado.

 

Trabalhe com quem te oferta mais

A BM Tec atua desde 2017 como consultora estratégica para gestores que desejam investir no Protheus com total aproveitamento das ferramentas disponíveis. Com nossos serviços, você poderá requisitar atualizações do sistema, customizações, análises e redesenhos dos processos padrões do ERP, implementação de novos módulos, entre várias outras ações com o objetivo de melhoria contínua do seu software de gestão.

Conte conosco para elevar o potencial do Protheus no seu negócio! Clique aqui e saiba mais sobre essa solução.

 

LEIA NOSSOS OUTROS ARTIGOS

FALE CONOSCO

Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC

« AVISO LEGAL »

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.