#BMBlog

#BMBlog

Slider

O que é MRP?

Conheça o MRP (materials requirements planning), a ferramenta que auxilia o setor de planejamento e controle de produção (PCP) no controle e gestão do estoque o que é fundamental para atingir as metas definidas, pois é um setor responsável por formular e definir a melhor maneira de agir com organização e coordenação dos recursos disponíveis e realocando de acordo com as prioridades e decidindo quando, como e quanto irá produzir.

O que é MRP?

Ou seja, é um sistema de gerenciamento que garante melhor controle de estoque que ajuda a reduzir custos e otimizar o tempo, além de oferecer outras vantagens.

Como funciona o processo de MRP?

A partir das informações levantadas, o MRP reúne todos os componentes indispensáveis para tornar a produção possível. Calcula estoques, define compras e mantém a sustentabilidade industrial. Para isso, o sistema utiliza três dados:

  • demanda: quantidade do produto com base nas previsões de vendas por um determinado período;
  • lista de materiais: toda a matéria-prima necessária para atender à produção;
  • saldo de estoques: quantidade de estoque para suprir a demanda.

Tudo é feito de forma automatizada pelo software de gestão com o objetivo de não gerar nem excessos, nem escassez de matéria-prima. Dessa forma, o MRP contribui para a tomada de decisão de compra de estoque e para o ritmo de produção.

Quais os benefícios do MRP?

  • Automatiza e melhora o processo de planejamento de materiais na indústria
  • mais agilidade e confiabilidade neste processo
  • Calcula as necessidades de materiais de forma muito mais rápida, substituindo o uso de planilhas,  o esforço de dias se resume a minutos
  • Reduz as falhas humanas: os resultados dos cálculos são baseados em cadastros e parâmetros de lead time, saldos de estoque e lista de materiais
  • Política de lotes econômicos: o cálculo combina a demanda de um período com as políticas de lote econômico da empresa para definir o que deve ser comprado ou produzido, e assim contribui com a redução de custos de estoque e de fabricação.

 

MRP no seu ERP

Você pode utilizar o MRP como um dos recursos do sistema ERP e integrar o cálculo de MRP com: controle de estoque, controle de produção, compras, recebimento e faturamento. 

No ERP do Protheus o MRP funciona a partir do módulo de Planejamento e Controle de Produção (PCP), ou seja são os módulos estratégicos para a gestão de produção. O sistema disponibiliza indicadores sobre o processo produtivo que também auxiliam no controle de produção.

E com a gestão do estoque que também é uma vantagem, o Protheus fornece registros atualizados do estoque de matéria-prima, componentes, insumos e estoque do produto final.

 

Na BMTech temos vasta experiência em Protheus e RM em todos os módulos.

Temos pacote de serviços para PPCP : Planejamento, Programação e Controle da Produção, MRP e Otimização de Estoques. Ficou interessado? Fale agora conosco!

LEIA NOSSOS OUTROS ARTIGOS

FALE CONOSCO

Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC

« AVISO LEGAL »

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.