O módulo de Estoque e Custos (SIGAEST) permite o gerenciamento dos processos com foco em redução de custos, o que é excelente para a sua empresa. Suas funcionalidades permitem um avanço de produtividade, segurança das informações e flexibilidade para que o setor alcance o máximo de resultados.
Mas você sabe o que é o controle de Lote e Endereço e quais as tabelas envolvidas nesses processos? É o que vamos mostrar neste artigo. Siga a leitura e aproveite todas as funcionalidades oferecidas pelo seu sistema!
O Lote nada mais é do que a possibilidade de rastreamento de um item ou um grupo de produtos de ponta a ponta. Isso significa que você poderá acompanhar desde o saldo inicial até as entradas, saídas e o saldo final no estoque. Assim, você terá um controle mais eficiente dos produtos pertencentes ao lote.
A parte de Endereçamento tem o objetivo de permitir o controle de saldo os produtos no estoque a partir de localizações especificas. Assim, é possível que o usuário enderece os itens para determinados locais e, com isso, tenha um controle de todo o ciclo de estoque desses produtos.
O controle de Rastreabilidade (Lote) e de Localização Física (Endereçamento) são independentes entre si. Por isso, você poderá usá-los em conjunto ou não, de acordo com as suas necessidades. Quando ambos são ativados, passa a existir uma correlação entre eles.
Esse controle apresenta três tipos de saldos: Físico, por Rastreabilidade e por Endereço. Veja mais detalhes sobre eles!
Esse tipo de saldo controla a quantidade física que está disponibilizada no estoque. A alimentação do seu saldo é feita pelos Documentos de Entrada/Saída e pelos Movimentos
Internos.
Confira quais são as tabelas envolvidas:
Esse tipo de saldo (Lote/SubLote) é utilizado para controlar a rastreabilidade e a data de validade de seus produtos dentro do armazém. O controle de saldos por rastreabilidade é ativado a partir da configuração do MV_RASTRO, com o conteúdo igual a S pelo Configurador.
Após esse procedimento, é preciso passar pela rotina Cadastro de Produtos (MATA010). Então, altere o campo Rastro (B1_RASTRO) para o conteúdo Lote ou SubLote. As tabelas e campos envolvidos são:
Por fim, quando o usuário deseja controlar a localização física dos produtos dentro do estoque, deve usar o tipo de saldo por Endereço. Para ativar o Controle de Saldos por Endereço, configure o parâmetro MV_LOCALIZA com o conteúdo igual a S pelo Configurador.
Em seguida, vá até a rotina Cadastro de Produtos (MATA010) e altere o campo Contr.Ender (B1_LOCALIZ) com o conteúdo igual a Sim. Confira as tabelas e campos envolvidos:
Em todos os casos, vale um alerta: se você encontrar divergências entre as tabelas de saldos de Rastro e Endereço, será preciso utilizar o relatório MATR282.
Abaixo uma tabela da diferença entre Saldo Físico, Saldo por Rastreabilidade e Saldo por Endereço:
E então, tirou suas dúvidas sobre os controles de Lote e Endereço no módulo de Estoque e Custos do Protheus? Não deixe de contar com uma consultoria especializada para ajudar você a ter o melhor aproveitamento do sistema!
Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC
Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.
A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.
Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.
A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.