#BMBlog

#BMBlog

Slider

Contratar um ERP é algo que deve ser feito com muito cuidado e estudo, afinal, essa ferramenta irá movimentar todas as informações da empresa entre os diversos setores.

O TOTVS RM é um dos ERPs mais procurados no mercado, por possuir um vasto leque de funcionalidades e ser simples e intuitivo de utilizar. Neste artigo, você vai entender mais sobre o RM e se ele é o ERP ideal para a sua empresa. Confira!

Sobre o TOTVS RM

O Sistema RM é desenvolvido pela TOTVS, empresa líder no mercado de ERPs no Brasil. O ERP RM é muito difundido e utilizado por sua flexibilidade e acessibilidade. Entre os setores que são beneficiados por seu uso, estão:

  • Agroindústria;
  • Construção e Projetos;
  • Distribuição;
  • Educação;
  • Jurídico;
  • Logística;
  • Manufatura;
  • Saúde;
  • Serviços;
  • Varejo.

Este ERP tem integração nativa com todas as soluções da própria linha RM (Saúde, RH, Educacional, entre outros) e também com mais de 100 APIs, que garantem integração direta com softwares de empresas terceiras, utilizadas em vários processos como: gestão de vendas, gestão de documentos fiscais, entre outros.

Além disso, a linha RM está em constante expansão e inovação, o que a torna sempre moderna e por dentro das novidades do mercado, além de possuir aplicativos integrados que podem ser utilizados em qualquer smartphone ou tablet, como o Meu RH e o Meu EduCONNECT, por exemplo.

Como saber se o TOTVS RM é ideal para a minha empresa?

Cada empresa possui suas particularidades, e todo um planejamento deve ser feito antes de contratar um ERP. Analise quais setores compõem o seu negócio e quais são as dificuldades de cada um deles.

O primeiro ponto que você deve levar em consideração, é que o RM é um ERP On Premise, ou seja, que é instalado no próprio servidor da empresa. Isso significa também que este ERP é robusto e escalável, ou seja, comporta um alto nível de dados e informações, sem apresentar lentidão ou problemas.

São muitos os módulos que podem compor o Sistema RM, sendo que algumas soluções da linha RM podem ser acessadas em qualquer lugar, tornando o ERP mais flexível do que a maioria dos outros ERPs On Premise. Confira alguns módulos da linha RM:

  • RM Chronus: Automação de Ponto;
  • RM Saldus: Gestão Contábil;
  • RM Fluxus: Gestão Financeira;
  • RM Saúde/Janus: Gestão de Hospitais, Clínicas e Centros de Diagnóstico;
  • RM Labore: Folha de Pagamento;
  • RM Educacional.

A lista de módulos oferecidos é bem extensa, e é recomendado uma pesquisa mais aprofundada sobre o seu tipo de negócio direto no site da TOTVS, onde os próprios consultores TOTVS podem auxiliar sobre as funções específicas de cada módulo e também se estes atendem às suas necessidades.

Vantagens do uso de um ERP nos processos da empresa:

Se você ainda tem dúvidas quanto à contratação de um ERP, nós elencamos algumas das principais vantagens de possuir um sistema de gestão integrado. Acompanhe!

Segurança fiscal

Centralizar as informações importantes acerca de documentos fiscais é necessário para que o fechamento de mês seja feito de forma precisa, e também para garantir que todas as obrigações estão em dia.

Isso evita que sua empresa sofra com multas ou autuações, e também melhora o compliance fiscal.

Integração de sistemas

Muitas vezes são utilizados vários sistemas diferentes nos diferentes setores de uma empresa, e o ideal é que todos consigam integrar entre si, mas nem sempre é isso que acontece na realidade.

Ao possuir um ERP, estes sistemas externos tendem a conseguir uma comunicação facilitada a partir de APIs, e como citamos acima, para o RM já existem mais de 100 APIs diferentes na integração de softwares externos.

Sendo assim, grande parte dos problemas com o fluxo de dados de um software para outro são eliminados. Ao optar por soluções mais modernas, é possível que estes problemas sejam de fato extintos.

Comunicação com o consumidor

Se a sua empresa precisa se comunicar de forma direta com o consumidor, um ERP pode ajudar! Por exemplo: a partir de um módulo, como o RM Educacional, é possível estabelecer os dados de alunos de uma escola, e também de seus responsáveis.

Seguindo com o mesmo exemplo, através do próprio ERP e de soluções integradas à ele, o responsável pelo aluno pode ser alertado quando o pagamento de mensalidades se aproxima, evitando possíveis cenários de inadimplência, além de conseguir fazer a matrícula e rematrícula de forma automatizada.

Agilidade nas informações

É imprescindível que todos os setores sejam bem informados quanto ao que ocorre nas outras partes da organização, e para que nada seja perdido no caminho, contar com um ERP é altamente recomendado, principalmente quando o volume de informações é grande.

Veja um exemplo prático: 

  1. Ao utilizar um ERP, uma fábrica de canecas consegue contabilizar que determinada caneca acabou no estoque.
  2. De forma automática, o setor responsável pelas vendas já é avisado sobre a falta do produto, enquanto a gestão estratégica da empresa determina uma ordem para a produção de mais unidades.
  3. Esta ordem de produção é enviada pelo ERP à produção da fábrica, que consegue determinar sobre o quanto de matéria prima ainda tem em estoque e o quanto é necessária para a produção. 
  4. Ao fazer essa gestão, o setor de estoque consegue visualizar no ERP que logo a matéria-prima da caneca precisará ser reposta, e portanto, envia um pedido de compra para o setor responsável.

Você consegue imaginar toda essa logística de informações sem o uso de um ERP? Mesmo que seja possível, a entrega das informações com certeza será mais demorada, e problemas podem surgir em qualquer uma das áreas citadas. E isso não é aplicável apenas à fábricas, o mesmo vale para outros segmentos de atuação como escolas, hospitais, supermercados, agronegócio, entre outros.

É por isso que investir na integração ágil de informações é tão importante, e é recomendável contar com um ERP para fazer essa gestão.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o ERP RM da TOTVS, e também o que ele pode oferecer para sua empresa, siga a BM Tec no LinkedIn fique por dentro de mais assuntos relacionados aos ERPs e à gestão de negócios! 

Ou peça seu orçamento agora mesmo aqui. 

LEIA NOSSOS OUTROS ARTIGOS

FALE CONOSCO

Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC

« AVISO LEGAL »

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.