#BMBlog

#BMBlog

Slider

6 módulos do Protheus essenciais para sua empresa

A organização de uma empresa é um dos pilares para mantê-la rodando de forma sustentável. Hoje, softwares de gestão ajudam a automatizar processos que anteriormente eram passíveis de erro, devido à falta de um espaço para unificar informações importantes para o funcionamento de um negócio.

O sistema ERP Protheus, da Totvs, está presente há mais de 20 anos no mercado e é reconhecido mundialmente. Com mais de 90 módulos personalizáveis, o software é flexível e se adapta às necessidades da empresa, permitindo uma integração completa entre os setores. 

Mas quais são os módulos do Protheus mais utilizados? Responderemos essa pergunta no post de hoje. Continue a leitura e descubra!

Entenda as principais funcionalidades do Protheus

Como um dos softwares de gestão mais robusto do mercado, o ERP Totvs Protheus oferta os mais diversos recursos que uma empresa precisa para operar com agilidade e maestria.

Ao reunir dados relevantes e automatizar tarefas burocráticas, o sistema permite a clara comunicação entre áreas distintas, a otimização de métodos de trabalho e diminuição de falhas. Ademais, com a configuração adequada às singularidades da empresa, é possível realizar análises, extrair insights e melhorar a tomada de decisão em futuras escolhas.

Os ganhos de produtividade e eficiência da equipe ao utilizar um software de gestão tão integrado são inúmeros, e os benefícios só aumentam quando o sistema é customizado.

Quais são os módulos mais utilizados?

Apesar de poder ser estruturado conforme as particularidades de cada negócio, o Protheus contém alguns módulos que são úteis em quase todos os segmentos e acabam sendo unanimemente selecionados durante a configuração inicial do sistema. Conheça alguns deles!

Módulo de Compras

O módulo de compras é ideal para equipes que desejam centralizar informações sobre cotações, pedidos ou notas fiscais, e até mesmo criar um fluxo de aprovação dos orçamentos.

Com este módulo, é possível ganhar visibilidade sobre o que está sendo comprado, quais são os fornecedores, o valor investido, entre outros dados que podem ser analisados para melhoria dos investimentos da empresa. Também é possível antecipar a reposição dos suprimentos necessários para as operações da companhia, evitando possíveis impasses na realização dos serviços.

Módulo de Estoque e Custos

Com o crescimento de e-commerces e compras online como modelo de negócio, empresas precisam ter um controle ainda mais minucioso com os estoques. 

O módulo de estoque e custos proporciona uma visão macro do armazenamento e logística de produtos. Além de observar o estoque, com essa ferramenta é possível acompanhar em tempo real a movimentação dos itens e não correr o risco de perder vendas devido às lacunas no inventário.

A análise estratégica também pode ser realizada utilizando este módulo, visto que é possível entender quais produtos são os mais vendidos e se há uma preferência entre os consumidores.

Módulo de Faturamento

Um dos processos mais burocráticos na administração de uma empresa é a emissão de notas fiscais, especialmente se tratando da precisão de dados que essa tarefa exige. O cenário piora se analisarmos que os sistemas oferecidos por órgãos governamentais costumam apresentar lentidão ou instabilidade.

Por isso, o módulo de faturamento do Protheus se torna a melhor opção para realizar essa atividade de maneira correta, rápida e, principalmente, automatizada.

Módulo Financeiro 

Outra realidade burocrática que surge dentro das empresas são os processos atribuídos ao setor financeiro. Com o Protheus da Totvs, tarefas básicas como o controle do fluxo de caixa, automação de transações bancárias, pagamento e recebimento de contas, entre várias outras, são realizadas de forma mais produtiva.

Módulo Fiscal

A Totvs desenvolveu o Protheus ajustando o software à legislação brasileira, o que descomplica a gestão de numerosos processos. Isso se torna ainda mais relevante quando pensamos nas obrigações fiscais que as companhias precisam lidar regularmente.

Com o módulo fiscal, é possível facilmente apurar impostos, gerar demonstrativos, lidar com livros fiscais, entre outras questões contábeis que requerem muito cuidado.

Módulo de Planejamento e Controle de Produção (PCP)

Fundamental na Indústria 4.0, a automação é palavra de ordem no módulo de planejamento e controle de produção (PCP). 

A integração com o maquinário permite que colaboradores padronizem processos, programem manutenções e obtenham relatórios automáticos de produção, liberando-os para atividades menos repetitivas e mais táticas.

As vantagens de obter módulos personalizados

Apresentamos para você alguns dos módulos mais utilizados por empresas no ERP Totvs Protheus, mas é importante também abordarmos a possibilidade de personalização do sistema.

Além da liberdade de selecionar apenas os módulos que realmente serão utilizados, todo o software pode ser customizado para melhor atender as demandas da sua empresa.

A BM Tec atua desde 2017 como consultora estratégica para gestores que desejam investir no Protheus com total aproveitamento das ferramentas disponíveis. Com nossos serviços, você poderá requisitar atualizações do sistema, customizações, análises e redesenhos dos processos padrões do ERP, implementação de novos módulos, entre várias outras ações com o objetivo de melhoria contínua do seu software de gestão.

Conte conosco para elevar o potencial do Protheus no seu negócio! Clique aqui e saiba mais sobre essa solução.

LEIA NOSSOS OUTROS ARTIGOS

FALE CONOSCO

Queremos ouvir você e apresentar o diferencial de contar com a consultoria BM TEC

« AVISO LEGAL »

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.

Protheus , RM e Totvs são produtos e marcas registradas e de propriedade da Totvs S/A.

A BM Tec é uma empresa de consultoria independente que não possui vínculo comercial ou de parceria com a TOTVS.